quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Teoria Musical

Olá amigos
Vamos hoje percorrer um universo que consiste em uma infindável fonte de referência em minha vida e creio eu, de inúmeras outras pessoas, talvez certamente na minha  este efeito tenha sido amplificado pela minha paixão por quase todos os  géneros musicais e pelo prazer bissexto de cantar, é eu canto e segundo os amigos razoavelmente, segundo os amigos, fique bem claro.
Uma das lembranças de infância mais legais que tenho é de estar eu, meu irmão e meu pai deitados na cama e ele cantava umas músicas muito antigas, o interessante é que ele só sabia certas partes de cada música, minha mãe a mesma coisa cantando na cozinha,  portanto durante um enorme tempo fui  ludibriado, não sabia que aquelas músicas todas tinham outras partes, para mim foi uma descoberta..
Outra parte importante do início da minha formação musical, foi a compra de uma VITROLINHA, marca Phillips era assim que chamava na época, nem tão distante, era a tia ( Avó, para falar a verdade ) das atuais carrapetas dos DJs, uma maletinha que se abria, e de um lado ficava o prato onde se colocava o disco ( LP/Long Play ), o braço da agulha, nada há ver com transfusão, e do outro ficava o alto falante. Disco inicial, uma historinha da Disney chamada Aristogatas, Ivon Cury cantando com sotaque francês, o outro Roberto Carlos  em Diamante Cor de Rosa, família simples onde comprar discos era o que havia de mais supérfluo, tirem suas conclusões... Roberto Carlos durante dois meses ininterruptos, até que meu pai um dia, acho eu que  já com a paciência estourada, me aparece todo sorridente com mais de 40 discos dentro de uma caixa que um amigo dele havia emprestado, eram uns discos que tocaram com toda a certeza na Santa Ceia, de cera de carnaúba, grossos e de capas verdes bem rústicas, peguei a caixa todo entusiasmado e quando vejo os nomes dos cantores, em vez dos ídolos da época me deparo com Vicente Celestino, Ataulfo Alves, Mario Lago etc etc etc, fiquei uns três dias embirrado. Isto é lá coisa que se faça?  Poxa! Eu tinha uns 10 anos, o conjunto de sucesso eram os Pholhas, assim mesmo com ph.
Não tinha como avaliar o tesouro que aqueles discos continham, Noel Rosa e cia, tanta coisa legal que descobri pela contingência de não ter o que ouvir e hoje me servem de inspiração para explicar minha TEORIA MUSICAL, à partir deste momento denominada T M.
Simplificando tudo o que se quiser dizer, já tem em letra de música, todas  nossas emoções em verso e prosa, enfim uma sabedoria literária, filosofia pura, pensamentos refinados em arranjos múltiplos.
Exs:  Você é comunista e quer achincalhar com a burguesia? Noel Rosa ¨Quanto a você da aristocracia que tem dinheiro mas não compra a alegria. Há de viver eternamente sendo escravo desta gente que cultiva a hipocrisia.¨  burguês vira proletário na hora.
Vanessa da Matta para aquela pessoa especial que é sua razão de vida. ¨Ainda bem que você vive comigo. Porque senão o que seria esta vida? Sei lá, sei lá,¨  mas neste tópico de falar de amor é covardia tentar competir com  ¨ Eu sei que vou te amar, por toda minha vida eu vou te amar, em cada despedida eu vou te amar, desesperadamente, eu sei que vou te amar...¨
O filho que quer ficar na moleza, marido que quer vida mansa, Chico Buarque nele ¨Vai trabalhar vagabundo...¨ Serve para grande parte dos políticos. Alguém sabe me informar se já proibiram falar mal de político em blogs? Piada eles estão tentando. Se bem que para político não consigo lembrar de uma mais adequada do que esta . ¨Se gritar pega ladrão não fica um meu irmão... ¨ salvo as honrosas excessões, não é para generalizar, eu acredito no ser humano e suas potencialidades acima de tudo.
Demarcação de terras indígenas. Marchinha de carnaval ¨Eh eh eh eh índio quer apito se não der pau vai comer...¨ Tempos ingénuos aqueles, hoje índio quer é explorar madeira, extrair ouro e diamante. Não posso condenar. Ou devo?
Aceito todos os desafios, é só mandarem a situação que eu encontro a canção, parece até nome de quadro do Silvio Santos,¨ Mande a situação que eu encontro a canção ¨ vou registrar agora  mesmo, antes que a onipresente Endemol detentora entre outros dos direitos do Big Brother o faça.
Portanto à partir de agora vocês sabem que T M significa Teoria Musical, de poeta, médico e louco...
Olha é um grande barato este negócio de blog. Onde é que publicariam uma loucura destas?
Um grande abraço a todos e que Deus os ilumine hoje e sempre.

Um comentário:

  1. Opa! Aqui é o Filipe guitarrista amigo do Adriano e do Aílton... Muito legal o texto meu irmão, sempre bom conhecer pessoas que valorizam de verdade a boa música!

    Grande abraço procê!

    Filipe Torres


    http://www.myspace.com/filipetorresgtr

    ResponderExcluir