quinta-feira, 30 de setembro de 2010

AMIGOS COLEGAS CONHECIDOS

Olá amigos.
Está é sempre a maneira que inicio meus textos, agora passando por um dos momentos mais difíceis, emocionalmente falando, da minha vida, não posso deixar de refletir sobre esta difícil arte de reconhecer, manter e se possível ampliar nosso quadros de amigos, AMIGOS na acepção da palavra.
No caso em questão, estou falando desta substância volátil, denominada amizade verdadeira, espécie de gás raro, de obtenção custosa e manutenção cotidiana.
Quem é esta pessoa? Via de regra respondemos: Ah! É um amigo meu. E assim vamos desqualificando o vocábulo amigo.
A expressão fogo amigo surgiu nos combates quando um soldado era atingido por um elemento do seu próprio exército, pois é, eu sou hoje mais uma baixa deste fogo amigo.
Dentro do universo de nossas relações  humanas, em virtude dos infinitos estratos de desenvolvimento social, intelectual, mas principalmente espiritual, somos a todo tempo confrontados com ¨amigos¨ que buscam  nossa queda ,rondam em nossa periferia quais leões em busca do melhor momento para atacar-nos, mas ao contrário de outras espécies de predadores, atacam sem razão válida, não é a sobrevivência que movimenta os instintos, mas sim uma outra espécie dos mesmos, ou seja: Os baixos instintos, a pequenez moral que enegrece as almas, sempre tive uma teoria que o que incomoda nosso semelhante não é o seu próprio fracasso, mas sim o sucesso do outro onde ele fracassou..
O sucesso dos amigos parece destacar em suas mentes doentias o seu fracasso como ser humano integral, são seres incompletos que tentam desesperadamente nos atrair para a lama que é seu habitat natural, destilam seu veneno em palavras previamente estudadas e calculadas para causar o maior mal possível, regogizam-se com a destruição que promovem, sem nem ao menos considerar toda dor que causam ao seu semelhante, e como em todo caso, onde um dito amigo proporciona nossa queda, o primeiro IMPULSO é reagirmos no mesmo nível de inferioridade moral daqueles que nos atacam, não direi sem motivos, pois tudo o que fazemos, o fazemos para atingir um objetivo específico, o caso é que hoje me abate um sentimento menor que poucas vezes visitou minha alma, revolta, incompreensão, raiva, vingança e por aí vai, não é muito edificante manter estes sentimentos inferiores em nosso espírito, são génese de doenças de variados matizes e sempre de forma virulenta, o processo mental agindo sobre o complexo material.
Somos todos espíritos usando esta vestimenta de carne em processo de aprendizado constante e ininterrupto, porém como todos, sou passível das mesmas mazelas que afligem nossos companheiros de jornada.
Ao mesmo tempo que este texto  tem a finalidade específica de deixar fluir estas tendências negativas para fora de minha psicosfera, contempla ainda outra finalidade: Aconselhamento, se me permitem a ousadia.
Antes de falarem algunha coisa CAROS AMIGOS, reflitam, façam a triagem do que vão dizer, se o que vão falar em primeiro lugar É VERDADEIRO, se o for, vai ser BENÉFICO,  se ainda assim for positivo faça a terceira peneiragem, o que vou dizer a esta pessoa trás MELHORIAS a ela e a MIM como ser humano. Quase nunca o IMPULSO da fofoca leva estas questões em consideração, a vida dos outros é sempre mais interessante do que a vida infeliz que criaram para si mesmos, só que em sua cegueira não enxergam que o responsável pela sua situação aflitiva são eles próprios.
Falsos amigos pensem em toda a destruição que são capazes de fazer com uma simples conversa de pé de ouvido do tipo: Eu não ia falar nada não pois não tenho nada com isto, e em seguida lançam todo o negror de suas almas envolvendo a mente daqueles que justamente naquela hora mais precisariam de estarem equilibrados, necessitando que um verdadeiro amigo lhes estendesse a mão e mostrasse que a vida é feita de entendimento atraves do diálogo, nunca de tempos pedidos que só fazem afastar os corações quando mais deveriam estar unidos.  Enfim cuidem de suas própria vidas, deixem a dos outros em paz, cuidem dos seus próprios rabos. Desculpem-me pela acidez das palavras, mas graças a estes AMIGOS DEDICADOS, eu perdi uma pessoa muito importante para minha paz de espírito e muito cara ao meu coração, e pasmem acreditem ou não sem ter feito nada que justifica-se tal ataque a minha felicidade, e o mais mortificante, acreditaram nestes amigos, não a critico, eles sabem via de regra ,fazer seus ataques visando nosso lado mais frágil. NOSSO ORGULHO.
Amanhã estaríamos completando um ano de união, que não se concluirá graças a uma série de fatores que juntos desencadearam esta tragédia, tendo como combustível o veneno destas serpentes humanas aliadas a uma forma de amor que recusa a acreditar em quem diz amar, mas como ter sanidade para pensar no meio de tantos AMIGOS que aparecem para dar a sua inestimável ajuda.
No meu amargor cheguei a pensar em começar este texto dizendo: Deus me livre dos que dizem me amar, estes sempre arrumam uma maneira de me magoar, amor incondicional só dos pais e dos filhos recebi, prefiro os que dizem me odiar, neles  reconheço a clareza de intenções.
Enfim perdoem-me as palavras tão cortantes, sei que deveria evitá-las mas espero em Deus que a serenidade volte a bater em minha porta e que a Fé em dias melhores se concretize, que o diálogo vença os chacais humanos, que   tranvestem-se em AMIGOS. A eles um pequeno aviso, existe uma Lei Natural de Ação e Reação atrelada ao nosso livre arbítrio, que eu tenha estatura moral para me entristecer com a hora que colherem o que semearam.
 Como não consegui me fazer ouvir, está foi a maneira pública de dizer a VC da  infinita dor de amanhã não poder estar ao seu lado comemorando um ano de uma relação tão bonita que acabou desta maneira, With a litlle help from my friends. Como sempre acreditei no ser humano mesmo ele fazendo de tudo para me provar o contrário, e me decepcionar, e até mesmo para que o processo de cura se faça iniciar  imediatamente, vou deixá-los com uma frase que um amigo, este sim um AMIGO me enviou. A bondade de Deus nunca irá levá-lo onde sua graça não possa protegê-lo.   (Eu acredito nisto com todo meu coração e espírito.) 
Um grande abraço e que Deus lhes proteja e guarde
Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário