segunda-feira, 13 de setembro de 2010

AMORES DESCARTÁVEIS

Olá amigos.
Vivemos hoje em um universo descartável, pratos, copos, talheres, canudo, saco de lixo, sacola de mercado, aparelho de barbear etc etc etc, nossos templos de consumo são as lojas de R$ 1,99, nossos centros gastronômicos são os restaurantes self-services, tudo tem caráter provisório, tudo feito para a não permanência, e assim vamos seguindo sem perceber que no processo de jogarmos fora tudo o que nos cerca, tornamo-nos nós próprios produtos descartáveis.
Não tomem isto como um protesto contra a praticidade, longe disto, a analogia dos descartáveis serviu-me para que possamos falar de algo muito mais importante, relacionamentos.
Alguém poderia me dar uma analogia melhor para o que ocorre na atualidade com as nossas emoções?
Os relacionamentos amorosos tornaram-se completamente destituídos do sentido de permanência, permitam-me portanto retirar a adjetivação amorosos, falamos com uma facilidade assustadora: Eu te amo ou Eu amo você, ( já me disseram que faz diferença ), porém falamos com a boca cheia do que no imenso vazio de nossos corações não encontramos o devido respaldo. Não conhecemos a conjugação deste verbo em nenhum de seus tempos.
Mentimos, enganamos, prometemos, criamos expectativas que nunca intentamos realizar. Não pensamos que promessas são portas que abrimos nos corações das pessoas e que para toda ação corresponde uma reação... ( Lavoisier ). Como inicía-se este processo corrosivo d`alma?  Todo processo de aprendizado humano está inexoravelmente atrelado ao erro, tentativa /erro, tentativa/erro, até que após inúmeras tentativas, de tanto dar murro em ponta de faca, aprendemos o caminho do acerto, o velho adágio sempre presente, água mole em pedra dura... É isto aí, aprendemos na base da insistência e principalmente do sofrimento, assim sendo, começamos como sempre e em tudo na EDUCAÇÃO, não confundir por favor com instrução, extremamente importante que contudo sem o acompanhamento da primeira  infindavelmente mais importante, torna-se comumente instrumento de opressão, arrogância, vaidade vazia e orgulho inútil, nosso problema tem sempre origem na ausência de preceitos morais e éticos sólidos, apesar destas pequenas palavras estarem sempre na boca de tantos que proclamam  possuí-las, os quais via de regra mentem garbosamente.
Nossos filhos alardeiam terem beijado em uma micareta  pasmem, uma centena de pessoas, como se isto fosse a coisa mais normal do mundo e infelizmente para o mundo que eles hoje vivenciam,  passou a ser um fato muito natural. O que vocês acham que isto significa no processo educacional das emoções destes jovens que não serão jovens para sempre?  Meu maior espanto ocorre de um pai achar isto bonito, claro quando é pai de um filho, nem pensar o contrário, nunca ouvi nenhum que me dissesse que a filha beijou  alguém, um que fosse, na santa ignorância dos que não querem enxergar a realidade do que ocorre nos dias atuais.
Em todo e qualquer tipo de relacionamento que envolva emoções, e não se iludam aqueles que pensam que mesmo o sexo casual é destituído plenamente de emoção, citei o sexo, pois hoje sexo virou sinónimo para amor, tempos difíceis vivemos, mas retornando, qualquer tipo de relacionamento que envolva emoções presupõe-se troca, você fica com um pedacinho daquela pessoa e ela leva em troca um pedacinho seu, agora visuliazem a infindável colcha de retalhos em que nós próprios nos transformamos, e neste processo chega um momento em que nos olhamos no espelho e não nos encontramos no nosso próprio reflexo desfigurado, vem daí um dos maiores mananciais provedores dos consultórios de Psiquiatria e Psicologia, fonte inesgotável de neuroses e síndromes de nomes impronunciáveis.
EDUCAÇÃO,  principal obrigação em primeiríssimo lugar da família, a  escola tem obrigação secundária na educação, mas não menos importante, ao menos eram para ter, além do processo de instrução formal e finalmente da sociedade como um todo, EDUCAÇÃO é a mais importante herança que pode ser deixada, eduquem  e instruam seus filhos dentro dos  melhores preceitos da moral e da ética, para que mais tarde ao mirarem-se no espelho fiquem ofuscados diante de toda luminosidade refletida.  Não dá para se fazer um novo início, mas sempre pode-se mudar o final. ( Chico Xavier ).
Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário