quarta-feira, 7 de setembro de 2011

TUDO PASSA

Olá Amigos.
Quando alguém me diz com o peito todo estufado de orgulho, cheio de pompa e circunstâncias,  que é EXPERIENTE, meu personal  translator das Organizações Tabajara, ou seja,  meu tradutor interno, me diz a seguinte coisa: - Este aí já fez muita M...A na vida.
Experiência,  via de regra, traduz-se pelas inúmeras tentativas que redundaram em fracasso, até que por insistência, aprende-se o Caminho das Índias, ou seja, de tanto esmurrar a ponta da faca,  um dia percebe-se que se está sem as mãos e aprende-se a inutilidade do ato.
 Eu quando mais novo, costumava dizer que esta tal experiência, era um pente que davam para o homem quando ele já estava careca, mas há muito parei de pensar desta forma por acreditar que conhecimento é cumulativo e imorredouro, assim como as transformações morais.
 São todos atributos do espírito, em sua longa jornada de aprendizado em direção a angelitude e a sabedoria.
Toda esta digressão me ocorreu em virtude de ficar pensando sobre a passagem do tempo ou a percepção individualizada e única que fazemos de sua passagem. Já perceberam como se tornou comum entre nós dizermos  que o ano passou rápido demais? Como se por algum sortilégio os minutos tivessem menos que os 60 segundos usuais, ou que por um passe de mágica,  o dia tivesse encurtado o seu número próprio de horas.
O tempo é esta entidade amorfa, indefinida, quase ficcional, não aprendemos ainda a pensar em conjuntos abertos.
 Infinito e eternidade, continuam sendo apenas conceitos metafísicos de difícil compreensão e aceitação, por isso precisamos de unidades de valores fechados,  que possam nos dar uma sensação  de normalidade, de limites, pois ainda somos  nós mesmos extremamente limitados, precisamos pensar em conjuntos fechados, princípio, meio e fim.
Vocês devem estar pensando: O que leva uma pessoa a pensar tanta coisa aparentemente desconexa? 
O que me levou a tanta prosopopeia para bovino adormecer, ou seja, conversa para boi dormir, foi perceber que eventos recentes que eu pensava terem desencadeado o fim do mundo, pelo menos para mim, ocorreram há mais de um ano.  É meus amigos,  o tempo voa, ou ainda melhor, o mundo gira e a Lusitana roda, como dizia uma propaganda de uma transportadora, ou para ficar em algo mais contemporâneo... A fila anda. Oh! Se anda, eu que o diga.
A percepção da passagem do tempo é única para cada um, envelhecer para grande maioria das pessoas, constitui-se em uma maldição, uma tragédia a ser evitada a todo custo, não é a toa que a indústria de cosméticos e a medicina estética encontram-se atualmente entre os ramos mais rentáveis da atividade humana.
Quando eu falava com meu pai que estava louco para fazer dezoito anos para obter a tão sonhada carteira de motorista, sonho de dez entre dez jovens do sexo masculino, meu pai me olhava enfurecido e me dizia assim: -  Vai seu trouxa! Quando você tiver dezoito anos, você vai ver que quando menos esperar você está com quarenta. Quanta EXPERIÊNCIA.
Hoje depois de decorridos mais de meio século de vida,  putz, colocado assim estou me sentindo uma antiguidade, rsrsrsrs, o fato é que decorrido este pequeno período de existência, assim ficou melhor,  percebo a sabedoria oblíqua da tal observação do meu pai, somos iludidos por uma percepção equivocada que tudo passa rápido demais.
Como você conta o seu tempo decorrido?  Qual o seu processo íntimo de perceber a passagem do tempo?  Pois podemos escolher, como tudo na vida, a maneira de fazermos esta contagem.
Uma forma de contagem pode ser pelos fracassos, pelos planos nunca realizados, pelos projetos interrompidos, pelos sonhos nunca concretizados, pelas promessas que não foram cumpridas, pelos amores interrompidos, pelas fraturas da alma.
Outra forma pode ser pelo que foi alcançado, pelos planos que deram certo, mesmo que sejam poucos, e por isto mesmo,  mais memoráveis, pelos projetos finalizados, pelos sonhos que se tornaram palpáveis, pelas promessas concretizadas, pelos amores vivenciados, pois toda forma de amor vale a pena, pela benção que são os filhos, pelos inúmeros recomeços depois das quedas abruptas,  por tantos sorrisos, risadas e gargalhadas gostosas que chegaram a nos tirar o fôlego.
Façam sua escolha, ela é própria, única e individual, em minhas orações aprendi a não mais pedir força, pois eu posso com ela torcer o pescoço de alguém em um momento de raiva, mas sim pedir paciência e sabedoria para compreender minha humanidade, minhas limitações, para a partir deste marco inicial, tentar entender a limitação  e a humanidade de quem está ao meu derredor.
Aceitar que as pessoas chegam e partem de nossas vidas, e que isto não é motivo para desespero, outras de igual ou maior importância virão, sim,  por incrível que pareça outras melhores virão,  aceitar principalmente que as pessoas tem o direito de nos amarem e  de também  deixar de nos amar, sem que isto transforme-se  em  uma afronta ao nosso orgulho e a nossa vaidade, perceber que o mundo ao contrário do que pensávamos não deixou  de existir em toda sua plenitude porque fracassamos em uma empreitada, pois as chances, mesmo que nunca voltem a se repetir devido aos contextos próprios em que ocorrem,  serão renovadas e acontecerão em levas sucessivas, sempre renovando-se a cada oportunidade, mas aí vai um bom conselho, tente acertar de primeira se for possível, te poupará de muita angústia, espera e consequentemente de muito sofrimento.
Gentileza é a chave mestra que abre todas as portas.  Disse Memei, que ela é o primeiro degrau do paraíso. E com muita sabedoria falou o profeta que leva seu nome, que: - Gentileza gera gentileza.
Tentem manter a alma leve, nunca digam: - Vá para o inferno! Nem que no começo você diga assim: - Vá com Deus! Pelo menos até a metade do caminho, depois o diabo que te carregue. Rsrsrsrrs, claro que estou brincando, mas a gentileza é um hábito e como tal precisa ser desenvolvido e praticado com afinco, tem um pouco de renúncia e muito de generosidade.
Só assim a passagem dos anos serão  prazerosos, aí então, mesmo que você encontre amanhã aquele que  você pensa que te ultrajou, aquele de quem você se ache credor, e ninguém deve nada a ninguém, pois fazemos o que queremos e o que estamos aptos a fazer, não nos cabendo quaisquer cobranças, ou aquele que você julga ter te abandonado, você possa dizer com toda sinceridade: - Vai com Deus meu irmão ou minha irmã,  e que Ele te proteja durante todo seu percurso.  Eu ontem consegui realizar esta proeza e estou em paz comigo mesmo.
Olhando para trás, percebo que tudo, mas tudo mesmo,  de fato passa, tudo é passageiro, claro que existe o trocador e o motorista, mas sem brincadeiras, quando me diziam há um ano atrás que tudo passaria, eu tinha vontade de voar no pescoço de quem estava falando e torcê-lo, foi aí que mudei os meus pedidos de força por sabedoria. Entenderam? 
TUDO PASSA. Foi apenas esta singela frase que me fez pensar e ter vontade de compartilhar mais uma vez estes meus pensamentos imperfeitos.
Um grande abraço a todos vocês, e possa nosso Pai de infinita sabedoria, justiça e bondade, protegê-los durante toda sua caminhada. Fiquem com Deus.
 Ricardo M

Nenhum comentário:

Postar um comentário