terça-feira, 28 de junho de 2011

FURACÃO TEM NOME DE MULHER


Um indivíduo vinha caminhando pela praia e se defronta com uma lâmpada mágica, aí vocês já sabem, ele esfrega a lâmpada e dentro sai um gênio.
Muito bem, vai ele logo dizendo, eu sou um gênio especial, eu realizo apenas um desejo. O sujeito pensa alguns segundos e fala ao gênio: Seu gênio o negócio é o seguinte, eu sou louco para conhecer a África, mas eu morro de medo de andar de avião e do mar então nem se fala, nem por reza brava eu entro dentro de um navio, portanto o que eu quero é que você construa uma ponte que vá do Brasil a África, pois assim eu posso ir de carro, o gênio da aquela olhada para o camarada e fala: Poxa cara, você tem idéia do que você esta me pedindo?  Pense bem na quantidade de concreto que vai ser necessário para construir os pilares, da profundidade do mar em certas regiões, depois asfaltar tudo isto, iluminar, demarcar a estrada etc, etc, muda seu pedido aí pô.  
O camarada pondera, entende a dificuldade do seu pedido, mesmo para um gênio, pensa um pouco mais, dá um sorriso e faz seu novo pedido: Seu gênio, tudo bem, vou mudar o meu pedido, eu quero entender as mulheres, eu quero ser o melhor amigo delas, quero compreender a forma que elas sentem, quero enxergar através dos olhos delas, quero poder entender as mudanças de humor, quero estar apto a atender os seus menores desejos, e... CHEGA! Brada o gênio. Me diz aí. Como que você quer esta maldita desta ponte, com duas pistas ou com quatro? Que saco pô!  (Que os panos do pudor caiam sobre esta cena).
É isto aí amigos e amigas, quem há de entender a alma feminina?  As mulheres vivem em um mundo paralelo, em uma dimensão diferente, nem mesmo Freud, O Pai da Psicanálise, conseguiu levantar o véu que encobre o maior desafio de todos.  What does a womam want?  O que quer uma mulher? Isto ele disse depois de trinta anos de pesquisa e estudos sobre a alma feminina, portanto quem somos nós, simples mortais para encontrar a resposta para tal questionamento, é mais fácil ganhar na loteria, muito mais.
Agora sem brincadeira, depois de muita conjectura, quero deixar aqui, minha ínfima contribuição para os anais da perplexidade masculina diante de tão singela questão.
Não é por nada que os furacões, talvez a força mais destrutiva da natureza, são batizados com nome de mulher, imaginem o William Bonner noticiando assim no Jornal Nacional: - Aproxima-se da costa da Flórida o furacão Manoel, tudo bem eu apelei, vamos tentar de novo. Aproxima-se da Flórida o furacão Ricardo. O que você pensa? Ah! Isto no máximo é um pé de vento, e olhe lá, não assusta ninguém.  Agora vamos mudar o enfoque...  Fátima Bernardes olha para a câmera com aquele olhar de notícia de catástrofe e solta o verbo: - Aproxima-se da costa da Flórida o furacão Cibele, Vitória, Cíntia, Andréia, pode escolher o nome.  Só de imaginar já dá um arrepio no corpo, fala que não dá, todo mundo se encolhe, é um corre corre só.  Aí eu pergunto: Por quê? E eu mesmo respondo. Porque as mulheres são forças telúricas, são fenômenos naturais, não confundir com desastres naturais, por favor, são assim como os Orixás da Umbanda, forças da natureza, Orixás honorários, por assim dizer.
O fato é que para nós simples mortais do gênero masculino, torna-se extremamente difícil digerir a maior das verdades em relação ao mundo feminino, é uma verdade simples e irretocável. Qual é esta verdade? Escuto os brados masculinos, é simples assim, o universo feminino é muito mais rico intenso e complexo do que o nosso.
Querem uma prova do que digo?  Respondam os homens. O que nos faz feliz? O jogo de futebol, a cerveja no barzinho, um bando de homens reunidos falando sobre mulheres no churrasco, sempre elas,  na maior parte contando vantagem, para variar, conteste quem tiver argumento contrário, veja bem não estou generalizando não, tem no mínimo 5% dos homens que devem estar fora desta regra, 10% é o meu teto limite. Agora tente fazer uma mulher feliz com tão pouco, não é a toa que, a maioria delas não entende a tal da regra do impedimento no futebol, mas também, que regra mais imbecíl. Concordam?
Vamos olhar por outro prisma. Para quem os homens se vestem?  Para as... MULHERES. Agora para quem as mulheres se vestem? Para as... OUTRAS MULHERES.
 Vejam se vocês conseguem entender a profundidade deste argumento, haja complexidade, só isto já daria subsídio para se escrever milhares de teses de doutorado.
O ser humano é multifacetado, mas as mulheres possuem ângulos e arestas insondáveis e insuspeitos, vai daí que, revestidas desta total complexidade, requerem dos homens uma intensa  dedicação na tarefa de descodificar este enigma, requerem atenção total.
 Em um mundo de tanta superficialidade, elas exigem e não aceitam nada menos que, PROFUNDIDADE, requerem comprometimento, intensidade de afeto, atenção, carinho, disponibilidade, masculinidade então, e hoje isto é artigo que está raro, no melhor sentido da palavra, é meninos,  ser homem de verdade não é nada fácil, deixei para o final o quesito máximo, o mais imponderável, o de mais alta demanda na lista de requisições femininas, FIDELIDADE.
A superficialidade masculina vai ter que dar um passo enorme para evoluir até este patamar de requisições, algumas mulheres estupidamente tomam o caminho contrário, de tanto desmando masculino, algumas mulheres pensando fazer algo de produtivo, tentam rebaixar-se, notem que eu não falei igualar-se, repetindo, tentam rebaixar-se, reproduzindo o comportamento masculino no que ele tem de mais ignóbil e condenável. Aqui eu lanço meu apelo, não o façam, por favor, vocês são a nossa única esperança de evolução, são por vocês que tentamos desesperadamente sermos melhores, falhamos demais neste intento, mas enquanto vocês mantiverem sua posição de destaque, enquanto vocês não sucumbirem à tentação da superficialidade masculina, nós teremos no que mirar em nossa trajetória para o auto, sem demagogia, nada poderia ser mais enfático na confirmação do que aqui falo, do que a simples constatação da seguinte questão, se vocês não fossem o que há de melhor, seriamos nós os homens os responsáveis pela gestação de uma nova vida, pode parecer batido, mas só isto, torno a dizer sem a mínima demagogia, já deveria há muito tempo ter servido para os homens saberem o que de fato é importante, e há muito tempo atrás já teríamos encontrado resposta para a questão que por um longo tempo ainda, infelizmente, ficará por ser respondida. Como entender o universo feminino?
Escrevi este artigo para que ele pudesse ser um pedido de desculpas bem humorado, mas verdadeiro,  a todas as mulheres que eu não soube compreender, a todas que eu não soube valorizar devidamente, a todas que eu decepcionei com minha superficialidade, é um pedido público para que elas possam entender as minhas limitações, que elas possam me perdoar pelo sentimento de dor pelo qual eu possa ter sido responsável, e se alguma coisa posso e ouso dizer em meu favor para que elas possam entender e se possível for, exercer esta extrema qualidade feminina, que é o exercício do perdão, pois elas aprendem cedo a reconhecer nossa fragilidade, e na sua infinita inteligência deixam-nos dizer que elas são o sexo frágil, se algo posso dizer que possa atenuar minha culpa, direi somente isto. Desculpem-me, sou um simples homem.
Que Deus proteja todas as mulheres, principalmente da superficialidade masculina.
Um grande abraço a todos. Fiquem com Deus.
Ricardo M

Nenhum comentário:

Postar um comentário