quarta-feira, 25 de maio de 2011

O Sonho Que Sonhamos Sozinho



Olá amigos

Quem escreve seja lá o que for, pode ser um texto despretensioso como este, uma crônica, uma poesia, e por aí vai, sempre parte do princípio da observação de um fato qualquer, a inspiração ou o desejo de se falar ou neste caso,  de escrever sobre determinada temática, sempre surge, no meu caso específico, de algo que leio, algo que me dizem e que para mim faça sentido ou como na maior parte dos casos de uma experiência que esteja sendo vivenciada naquele exato momento, vide os textos anteriores, alguns carregados de uma força tal, que por incrível que pareça, chegam a me emocionar, é até estranho emocionar-se com algo que você próprio tenha escrito, se bem que, sem emoção, nada se concretiza, em outros textos contudo, noto uma carga tão grande de amargura, desilusão, pessimismo, outras fácies da emoção, que inúmeras vezes me senti tentado a retirá-los do blog, pois a última coisa que pretendo na vida é ser um elemento indutor de negatividade para quem quer que seja, mas sempre que assim penso, recordo do motivo principal de ter me arriscado a colocar estes pensamentos imperfeitos onde qualquer um pode a eles terem acesso, EU MESMO, pois quando releio o que escrevo posso analisar o contexto de tudo o que aconteceu, e como aquilo  foi por mim percebido  naquele momento específico, para que eu escrevesse tais coisas, e no decorrer desta auto análise, avaliar perante novas luzes, dadas por esta entidade que denominamos tempo, a validade do que ali esta escrito, aliás, validade não seria o termo mais apropriado, pois tudo o que é feito com sinceridade de propósito, tudo o que vem do fundo da alma sempre tem validade,  portanto troco a palavra validade por outra mais apropriada ao meu ver, VERACIDADE, pois nem sempre o que sentimos em um primeiro momento, apesar de ser  sempre válido, quer dizer que seja verdadeiro.
Vejam bem, tudo isto acima me ocorreu devido ao que me disse ontem minha amiga Marcelle, durante uma conversa em um barzinho, ela me falando a respeito de um relacionamento desfeito, me disse uma coisa surpreendente, falou-me assim:  Eu sonhei com uma coisa, mas foi um sonho que sonhei sozinha...
Quando ela me disse isto,  eu de imediato falei com ela que iria escrever sobre o que ela me havia falado, pois aquilo me tocou de uma maneira especial.
Um Sonho Que Sonhei  Sozinha, quanta intensidade d alma em uma sentença tão singela, pena que o único defeito da palavra escrita seja a ausência da inflexão a elas dada por quem as pronunciou, a lacuna da emoção nelas impregnada, emoção esta que determinadas pessoas conseguem colocar no que falam e no processo nos transmiti-la, muitas vezes com palavras mínimas, aparentemente comuns, mas que faladas com o sentimento que as originou, transformam-se em verdadeiras pedras preciosas, pelo que nos proporcionam de elemento de reflexão. Quem nunca passou por esta experiência, Sonhar sozinho? Talvez seja um destes inúmeros denominadores  comum que nos unem em um mesmo grupo. Quem nunca sofreu uma desilusão? Quem nunca amou sem ser amado? Quem nunca se enganou e por sua vez não enganou alguém?  Tem uma música de Ray Charles que se chama YOU  DON`T  KNOW  ME, que usei como fundo musical do vídeo da minha poesia TEMPO, que está neste blog, que ilustra muito bem a questão de sonhar sozinho, e para usar uma música da nossa grande MPB, a maior de todas, à meu ver, vou citar Chico Buarque, em Retrato em Branco e Preto, um clássico para quem sonha sozinho.
Por certo existem sonhos que apenas podemos sonhar sozinhos, são inúmeros, são experiências de cunho individual, extremamente pessoais, e muito claramente relacionados as conquistas de fundo material, mas claro está, que  não são a estes que aqui me refiro, falo dos ¨ Sonhos ¨, de nossas projeções, de nossas expectativas em relação aos outros, é daí que surge uma enorme fonte de decepções, angústias, processos emocionais conturbados, enfim uma fonte inesgotável de sofrimentos. E porque isto ocorre? Eu mesmo respondo, se me permitem expor minha opinião, aliás, é para isto mesmo que escrevo este blog, expor minhas opiniões. Dando seguimento... E porque isto ocorre?  Ocorre porque  inadvertidamente, abrimos mão de nossa responsabilidade para com nós mesmos, e de uma forma extremamente estúpida, diria melhor ainda, IRRACIONAL, colocamos uma coisa que é só da nossa conta realizar,  na mão dos outros. Sobre o que estou falando? Se ainda não perceberam estou falando da nossa eterna procura pela felicidade.
Ficamos infelizes, por não vermos nossas expectativas em relação aos outros plenamente realizadas, as pessoas não são e nunca serão o que queremos que elas sejam, elas são o que são, e pronto, não há nada que possamos fazer para MUDÁ-LAS, com exceção de uma pequena coisa, ACEITÁ-LAS integralmente, e através de nosso próprio exemplo de vida, de nossa própria transformação moral, servir de exemplo para que elas próprias se sintam estimuladas e acima de tudo queiram realizar a sua própria transformação. Ninguém muda quem quer que seja, ninguém tem este poder, apenas podemos e devemos lutar por nossa própria transformação. Ado , ado,  cada um no seu quadrado
Portanto, chego a espantosa conclusão que, por mais que queiramos inserir outros no contexto dos nossos sonhos, os sonhos são particulares, em alguns deles nossas auras se tocam momentaneamente, em alguns raros casos, os objetivos em comum que confundimos com sonhos, caminham lado a lado, mas ao final a nossa imperfeição moral atual, refletida na nossa individualidade, cobra seu tributo, não estamos aptos a abrir mão dos nossos próprios sonhos para viver o sonho do outro, e nem mesmo sei se isto seria muito viável ou mesmo saudável.
Façam uma reflexão séria e me digam. Quem está disposto a abandonar seus próprios sonhos para tentar realizar os sonhos do outro? Abnegação, negar o próprio eu,  é uma virtude angélica, extremamente rara, mas existente, não é utópica.  
Assim sendo como querer não compreender a individualidade do outro. CONVIVER,  ( viver com ), aí está o conflito que só através de muito esforço de aprendizado, de concessão, enfim do exercício pleno deste sentimento, por nós ainda desconhecido na sua infinita amplitude, que denominamos AMOR, conseguiremos por a termo. Contudo meus amigos, por convicção íntima, sou  forçado a acreditar que entre nós já existem aqueles que conseguem sonhar juntos, nem que seja a tal da exceção para confirmar a regra, alguns evoluem mais rápido do que os outros, criam uma sintonia de sentimentos que os sonhos de cada um seguem uníssonos, paralelos, tornam-se um sonho só, contudo esta realidade é para poucos que entendem plenamente a finalidade da vida, qual seja, EVOLUIR.
A grande notícia é que todos nós, inexoravelmente, caminhamos através do tempo, em direção a iluminação plena, ou seja, em direção a felicidade verdadeira, e que nesta infinita caminhada, nossos pés já percorreram uma pequena parte da jornada, e como sabiamente dizem, por maior que seja a jornada, ela sempre começa com um pequeno passo.
CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARÁ
Boa caminhada para todos nós. Bons sonhos a todos.
Um grande abraço. Fiquem com Deus, que Ele nos proteja a todos durante o trajeto.
Ricardo M

Nenhum comentário:

Postar um comentário