segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

RESISTIR OU DESISTIR

Olá amigos.

Esta reflexão me ocorreu depois de escutar a leitura de uma mensagem extremamente bem escrita sobre o tema Resistir Sempre, sempre que escuto algo que toca meu íntimo passo por este processo de ficar remoendo o que foi ouvido pensando e avaliando a verdade que está contida em certas mensagens, muitas vezes depois das palestras que faço sempre aparece alguém para  me falar assim:  Esta palestra hoje foi para mim. Ou ainda desta forma:  Voce falou tudo o que eu estava precisando ouvir. Ao o que eu sempre retruco com estas mesmas palavras: Você esta enganado eu falei para mim mesmo. Ou na segunda afirmativa: Quem precisa de ouvir tudo o que eu próprio falei sou eu mesmo em primeiro lugar. Sem a mínima demagogia.
O fato é que me deu esta vontade de colocar estes pensamentos imperfeitos neste espaço, que torna-se cada dia mais, uma espécie de terapia, onde posso exteriorizar o que  me vai pela alma.
Como é fácil desistir e em contra partida como é difícil resistir, dar continuidade, persiguir metas. Desistimos com muita facilidade de nossos sonhos, de nossos planos, desistimos de quem dizemos amar no primeiro problema que afete nosso orgulho e nossa vaidade,  na primeira dificuldade abrimos mão do que pensamos querer um dia, aliás no mínimo empencilho viramos nossas costas ao objetivo pretendido.
Persistência não é uma qualidade muito difundida entre nós, abandonamos o curso que mal começamos, desistimos de realizar aquele concurso porque muita gente também vai disputá-lo, a dieta da segunda feira então, esta já é clássica, temos todos grandes ambições de realizações, porém pouquíssima intenção real de converter nossos sonhos em realidade, daí me vem o questionamento. Porque desistimos tanto do que supomos querer? Talvez na própria pergunta já esteja imbutida a resposta. Supomos querer, não queremos de fato, pensem na verdade desta afirmação. Querer é poder, dentro das limitações normais que todo desejo comporta, daí ocorre o nosso primeiro erro, querer o que está além de nossa possibilidade alcançar ou realizar, pois as vezes até alcançamos o que pretendemos mas não conseguimos dar conta da responsabilidade do desejo realizado. Exemplo? Quantos não ambicionam um cargo de chefia e ao alcançá-lo se veem sem a competência requerida para exercer a função de liderança,  portanto a primeira providência  a ser tomada é a fixação de meta ou objetivo exequível, que possa ser realizado .
Meta fixada segue a jornada em direção ao passo seguinte, estamos falando do planejamento ou estudo de como atingir o objetivo almejado, lá vem mais encrenca, planejamento e estudo requerem tempo e compromisso, em outras palavras exige responsabilidade, é aí que a porca torce o rabo, em sua grande maior parte as pessoas execram o estudo e ainda mais este palavrão chamado RESPONSABILIDADE, na hipótese de atingirmos o terceiro estágio do processo seremos confrontados com a necessidade de envidar-mos todo esforço ou em outra palavra, trabalharmos seriamente para atingirmos o que queremos, nota-se portanto que requer-se de todos nós acima de tudo, muita persistência ou paciência, virtude rara na espécie humana, ou acontece na hora que queremos ou realmente desistimos, deixamos prá lá. Dane-se.
Na hipótese muito improvável de ainda estarmos a caminho do nosso objetivo, a cereja do bolo tem por nome uma palavrinha extremamente complexa de ser plenamente vivenciada, CONFIANÇA ou para ser mais enfático ainda vou trocar a palavra por sua versão mais radical, para realizar tudo o que descrevi acima, fixar META, PLANEJAR, TRABALHAR, PERSISTIR e acima de tudo VENCER é necessário muita FÉ. Fé em nossa destinação a felicidade, fé em nossa capacidade de realização, fé em todo nosso potencial, mas acima de tudo muita fé neste Pai de extrema justiça e bondade que tem por norma de conduta um amor imenso por seus filhos nunca desviando-se de uma palavrinha chamada MERITOCRACIA, temos  todos nós o que fazemos por merecer, portanto façámos nossa parte com todo empenho do nosso coração, assim fazendo  seremos sempre recepcionados na linha de chegada com os louros de uma conciência em paz do dever plenamente cumprido. Isto tudo é só para dizer que não posso e não vou desistir, fique ciente. Que assim seja.
Um grande abraço a todos e que Deus os proteja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário