sexta-feira, 16 de março de 2012

POESIA COMO TERAPIA OU DESABAFO POÉTICO




Olá amigos.

Há algum tempo atrás iniciei este blog como um exercício de curiosidade, achava uma ferramenta de expressão muito interessante, simples e democrática, pois qualquer um pode a qualquer momento criar um blog sobre qualquer assunto e divulgar seu conteúdo, ou ausência dele para o mundo inteiro, sem exagero da figura de linguagem.
Este blog passou a ser minha terapia e meu terapeuta, uma ferramenta incrível contra tudo que tenta me apequenar, mágoas, rancores, raiva, incompreensão, ressentimentos, enfim tudo o que ocorre na vida de qualquer ser humano que se diga normal, pois todos sabem que de perto ninguém o é, ao mesmo tempo é o veículo de expressão dos meus melhores ( e piores ) sentimentos, dos meus melhores propósitos, que às vezes concretizam-se, e em outras tem o condão de não passar da intenção, mas assim somos todos nós, ou ao menos é, para uma enorme parte de nós ou do que somos, criaturas maravilhosas,  ainda imperfeitas, mas em aprendizado contínuo, rumo a perfeição relativa, pois perfeito só o Criador,
Muito recentemente encontrei outra forma de falar coisa séria, de dizer bobagem, de me emocionar e principalmente colocar pra fora o que fica atravessado na garganta, ou o que queima no meu íntimo. Catarse poética, vômito literário, só para vocês verem como dá para se falar da mesma coisa de forma diversa.
Hoje, encontrei na poesia, outra válvula de escape para aliviar a minha pressão interna, esvaziar de forma lúdica meus tormentos internos, e em outras ocasiões, metabolisar sentimentos muitas vezes carregados de acidez corrosiva, que se deixados em circulação, certamente me trariam doenças somáticas de difícil diagnóstico, pois toda sintomatologia do corpo material tem sua causa no espírito milenar, em sua própria tomada de decisões, no encadear infinito das experiências que nos levarão ao conhecimento pleno de nós mesmos, e ao sentimento vivificado no amor, não este amor que eu próprio decanto em poesia, mas o amor maior, do qual ainda somos alunos, aprendizes  de nível primário.
Pois é, redescobri a poesia  depois de muitos anos,  quem nunca tentou um versinho que seja, não sabe o que esta perdendo, se você é daqueles que fica com vergonha da pobreza dos seus versos, fica aqui o meu conselho: Desencana camarada, solte a franga.
Se seus versos carecem de talento, não esquenta, os meus também carecem,  faça-os de qualquer forma, o exercício vai melhorar dia a dia, via transpiração, a sua inspiração, não se deve ou pode, deixar na latência o que se recusa a calar no íntimo.
Como muita gente que conheço, ousei na juventude a cometer alguns versos, ingênuos, infantis, rimando amor com dor ( ainda faço isto de forma dissimulada ), e muito recentemente,  voltei a versar,  como já disse.
Tudo começou de tanto ler aquela frase da página inicial do FACEBOOK.  No que você esta pensando?  Esta aparente bobagem desencadeou um processo de me fazer pensar no que ocorria no meu cotidiano, vejam bem, uma bobagem desta, melhor dizendo, uma bobagem aparente, pois se você for dar uma atenção real e mais profunda ao questionamento, serve para de imediato, se fazer uma revisão íntima, e no processo,avaliar nossas escolhas de ação sobre tanta coisa que acontece no decorrer de apenas 24 hs de nossas vidas. Há um segundo tudo estava em paz...
E foi desta maneira prosaica, que ao pensar nos meus pensamentos, se me permitem a licença poética, foi que comecei a juntar palavras, sons,inspiração, um tiquinho de conhecimento, mas sobre tudo, SENTIMENTOS, em forma de poesia ou algo que tenha a pretensão de  parecer poesia.
Através dela falo o que não teria coragem de dizer de outra forma, se bem que as páginas deste blog, são testemunhas vivas de minhas alegrias e sofrimentos, nada que seja incomum, nossas existências tem uma similaridade impressionante, apesar de nossa individualidade, nossas alegrias e nossas dores,  detém uma semelhança avassaladora, frequentamos na grande maioria a mesma sala de aula, alguns mais avançados outros mais a retaguarda, mas o colégio é o mesmo para todos.
O artista em geral tem uma alma diferenciada, não poderia ser diferente, pois trás dentro de si tantas expressões, que acaba por não saber mais quem ele é propriamente, por isso trazem aquele alheamento, aquele distanciamento da dura realidade, pois ela não reflete o seu mundo íntimo, é uma alma multifocal, sua vida é pautada por valores morais, éticos e estéticos muito diferentes do que vemos no cotidiano vivido pelo restante dos seres viventes, o artista real, respira sua arte, vive através de suas personagens, de seus enredos, de sua visão muito particularizada do universo, enfim, vive de sua fantasia.
Dentre toda a gama de artistas, atores,fotógrafos, pintores, músicos, escultores etc etc etc os poetas verdadeiros, infelizmente não posso incluir-me entre eles, vivem de transformação, transformam a dura realidade de tantos sentimentos e experiências em textos, fábulas, histórias, e é através de sua visão, que podemos vislumbrar novos conceitos, novos prismas, novos ângulos, para velhos questionamentos.
Vou exemplificar. Como vocês definiriam uma lágrima? Secreção da glândula lacrimal, esta é uma de suas definições, já um poeta definiria a lágrima da seguinte forma. A lágrima é a materialização do sentimento. Acho que só com isto embasei  toda minha argumentação.
Dedico  este texto  simples na forma mais rico de intenção, à todos aqueles que através de sua arte, tornam nossas vidas mais incríveis, que nos possibilitam ver que é possível sonhar e perceber que a realidade que nos cerca está carreada de beleza, de sons, cores e formas diversas.
Em virtude do Dia da Poesia ,quero hoje destacar estes seres à parte da criação, os poetas, que com sua visão amplificada do universo, e da sintonia fina que tem com as palavras, seus significados e sons, tornam tudo mais belo, radiante, luminoso, enfim poético.
E dentre todos estes, permitam-me destacar minha amiga Regina Vilarinhos, que ousa reunir um bando de gente doida, aluada mesmo, em torno de uma iniciativa tão incomum nos dias de hoje, como é o Sarau Poético da Toca do Arigó, em Volta Redonda, que Deus te preencha de vocábulos, luz, sons, sentimentos, pois é disto que se trata a poesia.
Um grande abraço a todos, possa Deus tornar nossas vidas textos  poéticos de rara beleza.
Ricardo M


Segue minha singela homenagem à todos em forma destes versos tortos, como torto é meu coração.

NECESSIDADE VITAL

Faço,por total necessidade
Pra que toda insanidade
Não invada meu mundo mental
Faço poesia torta
Porém,pouco me importa
O resultado final
Poesia é a alquimia
Que transforma a escuridão e a tristeza
Em luz, sonho e beleza
Transformandodor em alegria
Faço rima desconexa
Mas também não me interessa
O que disto vão dizer
Escrevoestes versos tolos
Sem toda e qualquer pretensão
Declamo-os em frente a todos
Que me olham espantados
As vezes sem me entender
Faço poesia com a alma
Porque ao fazê-lo acalma
A dor da minha ilusão
Falo de tudo um pouco
Parece coisa de louco
Tudo o que tenho a dizer
Invadem-me mil pensamentos
Sorriso envolvido em lamentos
Que procuro de todos ocultar
Escrevo por inconsequência
Negando qualquer evidência
Que não tenha aprendido a amar
Faço poesia por sobrevivência
Usando de certa ciência
E às vezes de impaciência
Procuro sons pra rimar
Faço tudo de improviso
Pois, tudo o que é preciso
E se falar com emoção
Poesia de mar e brisa
Terremoto e furacão
Vejo poesia em tudo
Recuso-me a ficar mudo
Com tanto que tenho a contar
Poesia sem sentido
Que chega a doer o ouvido
De quem fica a me escutar
Poemas de rara beleza
Que me deixam na incerteza
Que fui eu mesmo a versar
Não tenho medo de nada
Sou viajante na estrada
Também chamada de vida
Faço trova bem modesta
Com a intenção manifesta
De lamber a própria ferida
Grito aos quatro cantos do mundo
Estes versos vagabundos
Que vivem na imaginação
Faço poesia banal
Contudo acho normal
Às vezes falar por falar
Melhor que o choro contido
Do poeta enrustido
O do verso interrompido
Que corroí o coração.

RICARDO M




Nenhum comentário:

Postar um comentário